Apple Destaques

Apple impede Jailbreak no iPhone dos ‘Developers’

Um documento, “iPhone Developer Program License Agreement”, dita o que os ‘Developers’ podem ou não fazer.

Agora, fazer jailbreak, incentivar ao jailbreak e desenvolver software destinado a aparelhos com jailbreak, estão na lista das proibições sublinhadas no novo contrato que o developer assina.

Claro que a Apple proibe a criação de Apps que violam a privacidade, facilitam crimes ou violam propriedade intelectual. Mas os ‘developers’ não podem fazer jailbreak aos seus iphones, ou assistir outros na tarefa. Estão também proíbidos de usar o iPhone SO, SDK e outras ferramentas para desenvolver aplicações, no desenvolvimento de apps destinadas a circularem em redes distintas da AppStore ou ad-hoc – Aqui inclúi-se o Cydia.

Ficam as clausulas do contrato (Não traduzidas):

(e)You will not, through use of the Apple Software, services or otherwise, create any Application or other program that would disable, hack or otherwise interfere with the Security Solution, or any security, digital signing, digital rights management, verification or authentication mechanisms implemented in or by the iPhone operating system software, iPod touch operating system software, this Apple Software, any services or other Apple software or technology, or enable others to do so; and

(f) Applications developed using the Apple Software may only be distributed if selected by Apple (in its sole discretion) for distribution via the App Store or for limited distribution on Registered Devices (ad hoc distribution) as contemplated in this Agreement.

É claro que isto não vai impedir a Dev Team de continuar o seu trabalho no iPhone OS 3.0, mas vai certamente por os ‘developers’ a pensar antes de colocarem uma App rejeitada pela AppStore, no Cydia ou parecido, visto que o preço a pagar é a expulsão do programa de desenvolvedores.

2 comentários

  • Na minha opinião a Apple tomou a decisão certa, pena não ter sido à mais tempo.
    A ideia é atrair e incentivar programadores (developers) cada vez mais, a Apple tem trabalhado arduamente fazendo aplicações de programação extremamente fáceis de utilizar tanto para programar em mac como iPhone.

    As aplicações desenvolvidas pelos programadores deveram estar autorizadas pela Apple de forma a serem colocadas na AppStore (no caso iPhone), e isto para haver um controlo sobre a qualidade das mesmas e se respeitam as regras do jogo!

    Os programadores que desenvolvem software fora deste acordo (que não são poucos) fazem-no à margem da Apple, podendo as aplicações desenvolvidas “prejudicar” o bom funcionamento do iPhone uma vez que nada é verificado pela Apple.

    Julgo que para manter a qualidade actual do funcionamento do iPhone a Apple deve criar formas que desincentivem programadores Jailbreak

  • A decisão está certa, mas agora não sei como vou proceder!

    Estou comprando um iPhone 3GS no exterior e trazendo-o para o Brasil e para utilizar na operadora daqui preciso desbloqueá-lo (com jailbreak) e com isto não poderei utilizá-lo com meu Mac para desenvolver programas (já estou cadastrado no programa e desenvolvendo no meu iPod Touch por enquanto)

    Espero conseguir desbloquer a operadora sem deixar o iphone com o Cydia, não me importo com as outras funcionalidades do jailbreak, só o desbloqueio mesmo…

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com