Avarias, Infelizmente acontecem e felizmente com pouca frequência. A causa principal das avarias nestes dispositivos é a humidade, Reparar o iPhone recorrendo à garantia, nestes casos, poderá ser uma difícil tarefa.
As operadoras irão colocar-se numa posição defensiva caso seja detectada humidade no seu terminal e nada poderá fazer para os contrariar. Mas afinal como é que eles sabem que o iPhone apanhou humidade ? E como é que isto é possível se não deixou cair o iPhone na água? Na verdade, nem precisa de haver contacto directo com água para que o iPhone fique danificado devido à humidade.
Se por acaso tem o hábito de levar o iPhone para a casa-de-banho enquanto toma banho, deixe de o fazer ou se o fizer cubra-o com alguma coisa (Um tecido qualquer) de forma a que o vapor emergente da água quente que escorre na banheira não danifique o iPhone. Esta ocorrência é suficiente para activar os sensores de humidade e é desta forma que eles detectam que houve contacto com água (Em estado gasoso no caso referido acima).
O iPhone quando exposto à chuva, também se mostra demasiado “permeável” comparando com outros telemóveis, por isso nunca o use enquanto chove, nem por breves momentos.
Mas ainda não chegamos à parte má, a verdade é que a água em estado gasoso das casas-de-banho muitas vezes não interfere com o bom funcionamento do iPhone apenas activando os sensores de humidade. Se o seu iPhone sofreu uma avaria que não deriva de forma alguma do facto de ter apanhado humidade, a operadora ainda assim se vai descartar das responsabilidades legais.
A Apple é a única companhia de aparelhos electrónicos a usar este tipo de tecnologia (Sensores de humidade) nos computadores portáteis (Segundo a CNET) que já se mostrou polémica, pois na verdade não sabemos o quão sensíveis estes pequenos discos são.
Mas afinal de contas, onde estão estes sensores no iPhone?
Nós apenas poderemos ver dois deles:
Assim que estes ficarem vermelhos, poucas serão as chances de ver o seu iPhone a ser aceite para reparação em caso de avaria (Usando a garantia oferecida);
Mas, abrindo o iPhone vemos mais dois:
Um no canto superior esquerdo da placa-mãe;
Outro no canto inferior direito da placa-mãe;
Em caso de os dois primeiros sensores mostrados neste artigo estarem vermelhos e o iPhone avariado, não arrisque abrir o iPhone, pois não adiantará de muito e será mais um motivo para que lhe recusem uma possível reparação. Porquê? Porque os parafusos inferiores (dois) estão cobertos com uma cola azul e facilmente se sabe se já foram ou não desatarraxados / desaparafusados . Reparar o iPhone em caso de apanhar humidade não é tarefa fácil, mas não impossível.
O que deve fazer em caso de derrame de um líquido em cima do iPhone ou se este cai mesmo na água?
A primeira coisa a ser feita num dispositivo móvel vulgar, seria retirar a bateria, mas no iPhone tal não é possível.
Temos de agir rapidamente, pois quanto mais tempo demorarmos mais danos poderão ser infligidos no iPhone. Em caso de derrame não deverá ser difícil pressionar os botões “home” e o “sleep/wake” (Hard-reset):
Pressione durante 10 segundos e o iPhone vai desligar-se obrigatoriamente.
Mas e se o iPhone cai na água e fica completamente molhado? Poderão acontecer coisas estranhíssimas como por exemplo, o iPhone ficar a vibrar ou o ecrã permanecer branco até esgotar a bateria. Neste caso o mais provável é que a solução do “hard Reset” não funcione.
Em ambos os casos devem colocar o iPhone embebido em arroz num recipiente (A marca do arroz não importa 🙂 ) e deverá permanecer lá durante 2 dias. Se tiver sorte, o iPhone ligará de novo e em caso de persistirem problemas (Ex.: Câmara fotográfica não funciona, Não captar rede, etc.) terá de ser reparado.
Apesar de alguns sites indicarem que é treta o sensor rosa na ficha e na tomada dos headphones eu posso confirmar que os dois internos existem. Na imagem: http://www.rapidrepair.com/guides/iphone3g/3g_iphone_repair_guide_completely_disassembled.JPG claramente se vê que eles são brancos e num iphone 3G que aqui tenho aberto à minha frente (foi à agua e morreu) estão cor de rosa.
Mas ir à água pode não ser a morte pois o do meu pai passou um dia dentro de água e nem foi necessário o desligar.
Pois, é mesmo isso, se comprarem um iPhone não o tirem da caixa!!!
Temos um iPhone 4s com 5 meses de uso, sem má utilização, com capas e peliculas de protecção que de repente deixou de captar rede. Fomos à Vodafone e a senhora do balcão sai-se com “não tem garantia porque tem o sensor de humidade activo”… Garanto-vos que nunca o telemóvel teve liquidos derramados nele! A senhora do balcão (sim, do balcão, nem foi para o técnico…) ainda tem a distinta lata de dizer que basta o suor das mãos ou a humidade do bolso das calças para activar o sensor… E aassim se fica com um tijolo caro em casa… reparação 220 € seja ela qual for, nem que seja mudar um botão… como foi comprado na Vodafone não o posso levar a outro centro da Apple que não o aceitam! Reclamações à Apple… Só dirigida à Apple na… IRLANDA!!! Infelizmente tenho macbook air, ipad 3 e ipod mas garanto-vos… APPLE?? NUNCA MAIS!!! E Vodadone assim que acabar contrato vai pro sitio mais escuro que encontrar…