Destaques Notícias

iPhone submetido a 9G’s

xnir, ao que tudo indica é um fotógrafo e piloto, teve a ideia de levar o iPhone consigo numa viagem de F16 (O brinquedo que é mostrado na fotografia abaixo), sendo que não aguentou as forças G aplicadas e resultando no dano do iPhone.

Dois F16

Da próxima vez que for dar uma volta num destes ou semelhante, lembre-se de deixar o iPhone em casa para que não fique assim:

Via

4 comentários

  • Olá

    Esta história tem algo de incompleto.

    Este piloto não foi, garantidamente, o primeiro piloto de F-16 a levar o seu iphone…

    Depois, não acredito que os 9G por si só fizessem esse estrago. Se se puser uma garrafa de água de 1,5L em cima do iphone ele não quebra, pois não?
    Isso é o equivalente a mais de 9G de força aplicada ao iphone.

    Agora é como tudo: Se estivermos a fazer pressão com alguma coisa no iphone e depois enfrentarmos qualquer tipo de forças dessas, então o 1,5L passa a 5L 🙂

    Cumprimentos

  • Mas…. Estares sujeito a 9G não é o mesmo que colocares um saco em cima das costas com 9 vezes o teu peso, casa partícula do teu corpo, sentirá a força G aplicada, com o saco às costas isso não acontece, o mesmo poderia ter acontecido ao iPhone, não acredito que os cristais líquidos aguentassem tamanha pressão.

  • Olá

    Não sei se percebi bem a tua frase mas…

    de facto ter um saco em cima das costas com 9 vezes o meu peso e estando as minhas costas na horizontal, então não é 9G, será 10G.

    A relação da força da gravidade na Terra, aproximadamente é F = m*a (como toda a gente sabe. Sabe-se também que o a é constante e aprox. 10 (m/s^2). Portanto a coisa (entenda-se força) apenas vai variando com a massa.

    Para ajudar o iPhone até é bastante plano, por isso as aproximações até nem devem andar demasiado longe:
    Olhando ali para a carpete da figura, pode-se dizer que os Gs que esta faz no iPhone é 1G. Ou seja, as costas estão a ser todas riscadas por uma força de cerca de 1,35N (F = 0,135 * 10). SE agora conseguirmos que a gravidade tenha uma aceleração (o tal “a”) 9 vezes maior (90m/s^2), então a carpete vai exercer uma força sobre a superfície traseira do iPhone 9x maior. E isso significa uma força G de 9G.

    Portanto:
    -> a 1G (força da gravidade), o iPhone sofre com 1,35 N
    -> a 9G o iPhone sobre com 12,15N

    O que é o mesmo que dizer ter o iPhone a sofrer uma força G de 9G é a mesma coisa (sem ofender ninguém e com demasiadas aproximações) que ter o iPhone no chão (pode ser em cima de uma carpete), sujeito a 1,35N da gravidade mais 0,9KG de uma garrafa com água ou vinho em cima dele, sendo que neste caso o total daria os 12,15N.

    Venha daí a polémica 🙂

    Cumprimentos.

    Na confusão (ou não) do parágrafo anterior está a ideia que o iPhone por si só com uma força de 9G não assim tão crítico porque o seu peso também é pequeno.

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com