Os ‘gadgets’ disponíveis para iPhone não se esgotam nos produtos de entretenimento. Nesse sentido, a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD) vai lançar este ano um sistema de localização de crianças em espaços públicos, que deverá ser convertido numa aplicação para iPhone. “A aplicação consiste num sistema de localização de crianças desaparecidas em espaços públicos”, nomeadamente em estádios de futebol, disse Patrícia Cipriano. A responsável explicou que os pais que tiverem um sistema iPhone podem colocar a fotografia dos filhos, acompanhada da descrição física do menor e de outras informações que considerem importantes. “Se ocorrer uma situação de desaparecimento, os pais carregam num botão de alarme e a imagem da criança aparece no ecrã gigante do estádio e simultaneamente é dado o alerta na polícia”, adiantou.
A ideia de utilização de um dispositivo para localizar menores tem sido defendida pelo diretor da Unidade de Informação e Investigação criminal da Polícia Judiciária.
“Porque é que as crianças que fazem percursos sozinhas, principalmente em zonas suburbanas ou rurais, não podem ter um dispositivo na mochila ou no relógio que dê a sua localização através de GPS da criança”, questionou Ramos Caniço.