Em meados de Junho próximo, a Apple volta a promover mais uma edição do encontro anual WorldWide Developers Conference, evento em que divulgará o seu relatório anual de actividade e que gera, inevitavelmente, enorme especulação no mercado. Os rumores vão-se multiplicando sobre os produtos que aí podem ser apresentados e o iphoneportugal.com faz-lhe um breve resumo do que circula no ciber-espaço.
Antes de mais, todos são unânimes em afirmar que o WWDC deverá ficar marcado pela apresentação de novidades sobre o iOS da Apple, sistema operativo para iPhone e iPad. O mesmo deverá, por exemplo, incorporar uma aplicação de mapas criada pela própria empresa da maçã, ao invés de um serviço google. O sistema de disponibilização e venda de aplicações também deverá ser reformulado, de forma a fazer face à elevada gama de produtos oferecidos e à crescente dificuldade de navegação na AppStore. Além disso, tudo aponta para a possível inclusão da tecnologia de inteligência artificial ‘Siri’ na nova versão do iOS, que a tornará operacional, por exemplo, nos iPad.
As características físicas (display de 4 polegadas, capa em metal líquido, ecrã OLED) e de software do próximo iPhone também têm gerado imensos rumores, como já aqui demos conta, mas ainda há mais no mundo Apple. A iCloud, a nuvem, poderá integrar o Instagram como recurso de partilha de fotografias.
Também para este verão está previsto o lançamento de uma nova versão do Mac OS X, a Mountain Lion. Para MacBooks estão igualmente preparadas melhorias de ecrãs e introdução de uma alta resolução.
Finalmente, o iPad poderá surgir numa nova versão ‘mini’ e a Apple avaliará, ainda, a possibilidade de lançar um sistema de televisão de alta definição com o logótipo da maçã.