Trata-se de um daqueles casos em que a tecnologia foi colocada ao serviço de uma causa verdadeiramente importante. Porquê? Porque resulta numa aplicação que facilitará a vida a milhões de pessoas que se deparam, diariamente, com barreiras frequentes e invisíveis para a maioria. A nova aplicação, designada BlindSquare, baseia-se na tecnologia do FourSquare e actua como um verdadeiro guia para pessoas cegas, integrando o VoiceOver nativo da Apple ao serviço da rede social.
O programa lê informações sobre os locais mais próximos e reproduz possíveis endereços e detalhes por áudio aos utilizadores com deficiência visual. Desenvolvido em apenas seis meses, é um misto de tecnologia de GPS, realidade aumentada e auxiliar por voz. O BlindSquare ajuda, por isso, a criar um mapa com informações sobre as ruas e locais como restaurantes ou cafés.
O criador do programa vê a aplicação como um “óptimo auxiliar nos transportes públicos”. “Quando um cego anda de autocarro, muitas vezes não sabe onde descer. Agora, pode ouvir as dicas pelo smartphone e saber exactamente em qual local se encontra”, completa.
Esta tecnologia tem apenas um senão, que se fica pelo preço. Devido à tecnologia de voz incorporada, esta aplicação custa cerca de 10 euros.