Os websites iFixit e HealthyStuff uniram-se para analisar o nível de substâncias químicas tóxicas em 36 telemóveis, e encontrou aparelhos modernos que contém menos substâncias químicas nocivas do que os seus antecessores, como por exemplo o iPhone da Apple. O iPhone 4S e novo 5 estão entre os menos tóxicos.
O estudo publicado pela iFixit na quarta-feira foi baseado num estudo de análise química realizada por HealthyStuff.org, que procurou descobrir que substâncias químicas perigosas são encontrados em smartphones populares.
Atribuíram a cada telemóvel uma classificação numa escala de 0 a 5, sendo que a menor era a melhor, e classificaram os produtos por substâncias químicas, componentes e “geral”. O processo consistiu em testes de análise química a 12 substâncias químicas perigosas comuns, como o bromo, mercúrio e chumbo.
Além da escala de 0 a 5, os 36 telemóveis foram ainda classificados em 3 escalas com cores diferentes, a verde que significa “pouca preocupação”, a amarela significa “preocupação média” e a vermelha significa “muita preocupação”.
Enquanto que o iPhone 2G da Apple foi o que teve pior pontuação, os mais recentes iPhone 4S e iPhone 5 foram classificados na escala de “pouca preocupação”, em 2,69 e 2,75, respectivamente.
Eheheh meu 4s ainda é mais amigo do ambiente do que 5.