Apple iPhone5

Cabo Lightning da Apple contém chip com funcionalidade de autenticação

O conector Lightning da Apple introduzido no iPhone 5 tem despertado muito interesse, tanto do ponto de vista de utilização uma vez que a empresa abandonou o seu antigo conector de 30 pinos, como de uma perspectiva técnica. No lado técnico, o conector Lightning usa tecnologia adaptativa que lhe permitam executar uma variedade de funções, com apenas oito pinos de contacto, dinamicamente atribui funções aos pinos de acordo com determinada situação.

Um outro aspecto do conector que gerou interesse é o facto da Apple ter incorporado uma funcionalidade de autenticação, a fim de inibir a terceiros de fabricar cabos sem licença. Contudo, parece que algumas empresas já conseguiram quebrar o sistema de segurança usado pela Apple.

O webite Chipworks analisou as fichas encontradas no interior do conector Lightning para cabo USB, destacando um chip de Texas Instruments (TI) que parece incluir um recurso de segurança. Enquanto o chip “BQ2025” usado no cabo não está documentada na base de dados TI, no entanto quatro outros chips com números de peça muito semelhantes estão documentados. Estes quatro chips estão catalogados no website da TI como medidores de energia da bateria. Apesar destes quatro chips não serem idênticos eles têm algumas características em comum.

Numa investigação mais aprofundada é concluído que o layout do chip é consistente com um chip de comunicação empregando algumas “funcionalidades de segurança simples”, e segundo o Chipworks esta parece ser a primeira vez que a empresa encontrou recursos de segurança num cabo.

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com