Como já havia sido falado, depois do aumento dos padrões de controlo de qualidade para o processo de montagem do iPhone 5, estes atrasaram a produção da Foxconn e elevaram a pressão sobre os trabalhadores. Hoje o Wall Street Journal partilhou um comentário de um executivo não identificado da Foxconn, explicando a dificuldade em montar o equipamento.
“O iPhone 5 é o dispositivo mais difícil que a Foxconn já montou. Para torná-lo leve e fino, o projecto é muito complicado”, disse um oficial da empresa que não quis ser identificado. “É preciso tempo para aprender a fazer este novo dispositivo. A prática faz a perfeição. A nossa produtividade tem vindo a melhorar de dia para dia.”
A fonte anónima também abordou as questões sobre os riscos que teriam sido a causa do aumento das normas de controlo de qualidade, observando que “é sempre difícil satisfazer ambas as necessidades estéticas e necessidades práticas.”
Por fim, reconheceu ainda as tensões entre o pessoal da linha de produção e inspectores de controlo de qualidade, mas recusou-se a oferecer informações adicionais sobre a situação que foi inicialmente reportada como uma greve de milhares de trabalhadores, mas que mais tarde foi negada pela Foxconn.