Apple Steve Jobs Tim Cook

Apple anunciou hoje mudanças na sua equipa de liderança: Scott Forstall e John Browett sairão da empresa

browettforstal

A Apple publicou hoje um comunicado de imprensa anunciando uma reestruturação importante para a sua equipa executiva. Entre as maiores mudanças estão a saída imediata do chefe do Departamento de Lojas John Browett (à esquerda na imagem)e a saída em 2013 do chefe do iOS Scott Forstall (à direita na imagem).

Como parte da reestruturação, Jony Ive, Bob Mansfield, Eddy Cue, e Craig Federighi irão assumir responsabilidades acrescidas.

  • Jony Ive vai assumir a liderança das equipas de interface humana, além de seu papel como chefe de Design Industrial.
  • Eddy Cue vai assumir a responsabilidade das aplicações Siri e Mapas, consolidando os serviços online sob uma unidade. Eddy Cue foi promovido à pouco mais de um ano atrás, para Vice-Presidente Sénior de Software e Serviços de Internet. Ele desempenhou um papel de destaque no anúncio educacional no início deste ano, e agora tem o controlo de dois dos mais proeminentes novos recursos do iOS.
  • Craig Federighi vai liderar tanto a equipa iOS como a OS X. No início deste ano, ele foi promovido a Vice-Presidente Sénior da Engenharia de Software Mac. Agora, ganha a equipa do iOS que estava anteriormente sob a liderança de Scott Forstall.
  • Bob Mansfield vai liderar um novo grupo de “Tecnologias” focado na inovação em tecnologia sem fio (wireless) e semicondutores. No início deste ano, a Apple anunciou que Bob Mansfield se iria aposentar, mas vários meses depois anunciou que ele iria ficar na empresa. Mais tarde, vazou que Tim Cook tinha enfrentado uma “insurreição” após Mansfield ter anunciado a sua aposentadoria, e Tim Cook deu-lhe um pacote de benefícios extremamente generoso para permanecer na empresa.
  • Scott Forstall, actual Vice-Presidente Sénior do Software iOS, vai deixar a empresa no próximo ano. Enquanto isso, ele vai servir como conselheiro para Tim Cook. Forstall já foi considerado um possível candidato para substituir Steve Jobs como CEO, mas mais recentemente tem estado sob fogo por erros em relação ao software novo de mapeamento da Apple e a impressão contínua que o Siri não está pronto para o horário nobre.
  • Jonh Browett, Vice-Presidente Sénior das Lojas de Retalho vai deixar o cargo com efeito imediato, com a equipa das lojas a reportar directamente a Tim Cook, numa fase provisória. A procura por um sucessor está em andamento.

 

A contratação de John Browett, no início deste ano, levantou algumas preocupações. É assumido que Browett foi atrás de alguns cortes de pessoal a nível das lojas de retalho e um aumento na rentabilidade em detrimento.

A Apple já actualizou a sua página onde tem os líderes de cada departamento, removeu John Browett e Scott Forstall, e acrescentou as responsabilidades adicionais para John Ive, Eddy Cue, Bob Mansfield e Craig Federighi.

 

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com