O website Bloomberg afirmou que a Apple e o Google uniram-se para apresentar uma oferta de mais de 500 milhões de dólares para comprar o portfólio de patentes da empresa falida que foi pioneira na imagem, a Eastman Kodak.
“As duas empresas que competem pelo domínio no mercado de smartphones, fizeram uma parceria depois de liderar dois consórcios separados neste verão para comprar as patentes da Kodak, disseram as fontes que pediram para não ser identificados, porque o processo é privado. Parcerias improváveis são típicas nas vendas de patentes porque elas permitem que os concorrentes neutralizem possíveis litígios por violação.”
As fontes indicam que a Apple tinha originalmente uma parceria com a Microsoft e a Intelectual Ventures, enquanto o Google tinha alinhado com os seus parceiros de hardware e a RPX.
A publicação não indica por que a Apple e o Google finalmente decidiram abandonar as suas propostas separadas e juntarem-se numa oferta nas patentes da Kodak, apesar de um rumor lançado anteriormente indicar que os dois lados estavam propensos a cooperar, a fim de evitar uma guerra de lances que elevaria o custo das patentes.
A Apple e a Kodak têm uma história um pouco interessante, tendo trabalhado juntas num projecto em meados da década de 90 para a linha de câmaras digitais, a QuickTake, da Apple. A propriedade intelectual dessa colaboração tem sido objecto de algum conflito, com a Apple a alegar que a Kodak não é a legítima proprietária das patentes relacionadas com esse trabalho.