A Comissão Federal de Comércio dos EUA lançou um relatório que examina aplicações destinadas a crianças na App Store e no mercado Google Play. O relatório, intitulado “Mobile Apps for Kids: Disclosures Still Not Making the Grade”, é a continuação de uma pesquisa de aplicações infantis realizada em 2011, que também analisou as políticas de privacidade e outras práticas para aplicações voltadas para crianças.
Não é apenas um relatório que a FTC está a emitir, a Comissão está a ir mais longe, lançando “investigações não-públicas para determinar se certas entidades no mercado de aplicações móveis estão a violar” a lei federal.
Não está claro onde as investigações irão levar, mas este não é o primeiro olhar governamental sobre as políticas de privacidade das aplicações. O estado da Califórnia processou recentemente a Delta Air Lines sobre a sua iOS app, alegando que a Delta não apresentou uma política de privacidade suficiente para a aplicação.
A Comissão Federal de Comércio tem estado muito activa na tecnologia e no mundo da Apple ao longo dos últimos anos. O senador Charles Schumer (D-NY) pediu à FTC para examinar as práticas de carregamento de fotografias para programadores de aplicações no início deste ano, e a FTC já tinha analisado a prática de uma empresa PR por arranjar reviews falsas de aplicações de jogos da App Store.