A estreia ansiosamente da aguardada aplicação Google Maps para iOS foi rapidamente adoptada pelos utilizadores, pois o software foi descarregado mais de 10 milhões de vezes nos primeiros dois dias.
A conquista foi anunciada ontem por Jeff Huber, o vice-presidente sénior de Comércio e Local do Google, o anúncio foi feito na sua conta no Google+. Jeff também encorajou os utilizadores a partilhar as suas opiniões, especialmente dentro da aplicação, o que os utilizadores podem fazer agitando o seu iPhone.
“Estamos entusiasmados com a recepção positiva do Google Maps para o iPhone em todo o mundo”, disse ele. “Parabéns à Equipa de Mapas no reconhecimento da paixão e trabalho duro que eles derramaram na aplicação, para este lançamento e ao longo dos últimos 7 anos “.
O Google Maps para iOS foi lançado na semana passada na App Store, e é projectado para o iPhone e iPod touch. Embora este corra no iPad, uma versão da aplicação projectada para os ecrãs maiores da linha do iPad diz-se ser a próxima.
Com o lançamento do iOS 6 em Setembro, a Apple decidiu abandonar o Google Maps e o YouTube como aplicações nativas integradas no seu sistema operacional móvel. Embora o YouTube tenha sido completamente removido, a Apple substituiu os dados do Google Maps pelo seu próprio serviço de mapeamento nativo no iOS 6.
As mudanças foram feitas como resultado de uma crescente rivalidade entre a Apple e o Google, com os dois a competir no mercado de smartphones onde o Android do Google é o sistema operacional móvel mais popular.
Os observadores do mercado acham que o lançamento do Google Maps para iOS tem os seus prós e contras para a Apple. No lado positivo, os utilizadores agora têm uma infinidade de opções de mapeamento competitivos na plataforma. Mas a percepção pública negativa em torno da aplicação de mapas do iOS 6 da Apple também tem sido um prejuízo para a empresa.