O USPTO (U.S. Patent and Trademark Office) atribuiu ontem à Apple a patente intitulada “Electronic Device”, a qual diz respeito ao design do iPhone de primeira geração lançado em 2007, e criado em parte por Steve Jobs e Jony Ive. As ilustrações que acompanham a patente do design mostram a icónica primeira geração do iPhone da Apple, que foi introduzido por Jobs, então o CEO da empresa, em 2007 e colocado à venda em Junho do mesmo ano.
O primeiro iPhone foi apresentado com a capa traseira em dois tons, a qual era composta principalmente por alumínio, um elemento de design que a empresa voltou a recorrer este ano no iPhone 5. Nos dispositivos intermédios a Apple optou por materiais diferentes, o iPhone 3G e o 3GS tinham capa traseira de plástico, enquanto o iPhone 4 e o 4S tinham a parte traseira feita de vidro.
O design básico do primeiro iPhone, que abalou a indústria de smartphones com o sua ecrã sensível ao toque, continua a ser muito semelhante hoje em dia. Cada modelo do iPhone tem apresentado um botão home na parte inferior do ecrã e o auscultador na parte superior, com os botões de silêncio e de volume no lado esquerdo, um botão de bloqueio na parte superior, a câmara na parte de trás, e o microfone, a coluna e a dock na parte inferior.
Desde então, a campanha publicitária para cada novo modelo do iPhone só tem crescido, e as vendas da Apple continuam a quebrar recordes. Até à data, a empresa lançou um novo modelo do iPhone por ano e o modelo deste ano foi o primeiro a aumentar o tamanho do ecrã de 3,5 polegadas da primeira geração para 4 polegadas no iPhone 5.
Além de Steve Jobs, o co-fundador da empresa, e Jony Ive, o chefe de design da Apple, as seguintes pessoas são creditadas com o design do iPhone de primeira geração: Bartley K. Andre, Daniel J. Coster, Daniele De luliis, Richard P. Howarth, Duncan Robert Kerr, Shin Nishibori, Matthew Dean Rohrbach, Douglas B. Satzger, Calvin Q. Seid, Chirstopher J. Stringer, Eugene Antony Whang, and Rico Zorkendorfer.