Apple

Kodak vende portfólio de patentes por 525 milhões de dólares a consórcio liderado pela Apple e pelo Google

A Kodak anunciou hoje que vendeu a sua colecção de patentes de imagem digital por 525 milhões de dólares a dois grupos liderados separadamente pela Apple e pelo Google.

Um total de 12 licenciados de propriedade intelectual, incluindo a Apple e o Google, foi organizado pela Intellectual Ventures e a RPX Corporation. Pelos termos do acordo, cada licenciado receberá direitos relativos ao portfólio de patentes de imagem digital da Kodak e outras propriedades intelectuais.

A Apple e a Microsoft apoiaram a proposta da Intellectual Ventures, enquanto a RPX Corporation teve o apoio do Google, LG e HTC. Outros licenciados incluídos no acordo final são a Samsung, Facebook, Adobe e o Amazon.

A transacção é uma das principais medidas da reestruturação da Kodak uma vez que a empresa emerge da falência. A empresa espera agora emergir com sucesso no primeiro semestre de 2013.

“Esta monetização de patentes é outro marco importante para o surgimento bem-sucedido”, disse o presidente-executivo da Kodak, Antonio M. Perez. “O nosso progresso acelerou nas últimas semanas enquanto nos preparamos para emergir como uma empresa forte e sustentável. A transacção proposta permite que a Kodak possa pagar uma quantia substancial do nosso empréstimo inicial, possa satisfazer uma condição fundamental para a nossa nova linha de financiamento, e posicionar o nosso negócio de imagem comercial para um maior crescimento e sucesso.”

O preço de venda final é muito mais baixo do que os 2,6 bilhões de dólares que a Kodak tinha inicialmente previsto receber pelo seu portfólio de patentes. As ofertas iniciais eram valores inferiores a 250 milhões de dólares.

O pacote do empréstimo de 793 milhões de dólares da Kodak requeria que a empresa cobrasse pelo menos 500 milhões de dólares pelo seu portfólio de patentes. Foi concedida à empresa uma extensão este Inverno para fechar um acordo que atendesse estes termos, isto depois que a Kodak teve dificuldade em finalizar os acordos com o grande número de compradores esperançosos. A Kodak planeia sair da falência com um novo visual que irá limitar a sua presença no negócio de consumo, em vez de se focar na imagem comercial.

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com