A Samsung irá enfrentar em breve acusações formais num caso de defesa de concorrência por parte da Comissão Europeia, que afirma que a empresa sul-coreana quebrou regras de concorrência mediante a apresentação de processos de patentes contra a Apple.
“Vamos adoptar uma comunicação de acusações muito em breve. Eu não sei se antes do final deste ano ou no início do próximo ano, porque estamos na última etapa dos nossos procedimentos internos”, disse Joaquin Almunia, o chefe de defesa de concorrência da União Europeia.
A notícia vem cerca de 48 horas após a Samsung desistir dos pedidos de injunção contra a Apple em cinco países europeus. Apesar desta atitude da Samsung, a Comissão Europeia, que é o órgão executivo da UE encarregado das políticas da União, está a avançar com a sua decisão, apesar de estar supostamente satisfeito com as recentes acções da Samsung.
“Ficaremos muito felizes se esses pedidos de injunção forem retirados, mas vamos continuar a investigar os possíveis abusos que existiam no passado “, disse Joaquin Almunia.
A Samsung foi notificada pela CE em Janeiro que estava sob investigação para avaliar se a empresa havia ou não utilizado os direitos de patente para “distorcer a concorrência nos mercados de dispositivos móveis europeus” e assim, violado leis de defesa da concorrência da UE. A acusação da UE é o mais recente desenvolvimento nas batalhas legais que se vêm alastrando entre a Samsung e a Apple.