Apple

Apple mais uma vez multada na Itália devido a problemas relativos ao AppleCare

No final de 2011 as autoridades italianas condenaram a Apple a pagar uma multa de 900 mil euros, após a Autoridade da Concorrência e do Mercado ter descoberto que a Apple não foi fornecendo aos clientes informações suficientes sobre os dois anos de garantia gratuita do produto que é exigida pela legislação italiana.

Em vez disso, a Apple estava a pressionar os clientes na compra do AppleCare, que sobrepõe a garantia italiana inerente ao produto. Depois de ser multada e perder um recurso, a Apple adicionou descrições na sua loja on-line italiana, mas as autoridades não estavam satisfeitas e consideraram multas adicionais e até mesmo a potencial proibição dos produtos da Apple no país.

Agora a Apple foi condenada novamente pelas entidades reguladoras italianas e terá de pagar uma multa de 200 mil euros, isto depois de a empresa não ter cumprido integralmente o Código do Consumidor, de 28 de Março a 10 de Novembro de 2012.

Embora a Itália tenha cobrado a outra multa contra a Apple, as entidades reguladoras determinaram desde então que após a modificação sugerida, o website da Apple já não confundia os clientes italianos. As mudanças entraram completamente em vigor no dia 10 de Novembro, e a Apple também deixou de vender os seus produtos AppleCare nas lojas italianas.

A Apple pode ter resolvido os seus problemas com as entidades reguladoras italianas, mas ainda enfrenta multas potenciais de outros países europeus, que também têm uma regra de garantia de dois anos. Em Outubro, os oficiais da União Europeia apelaram aos estados membros para examinar as práticas publicitárias de garantia da Apple, afirmando que a empresa de Cupertino poderia estar a não informar adequadamente os clientes da UE sobre a garantia extra.

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com