Apple iOS

Utilizadores da Apple processam Google por violações de privacidade

Um grupo de 12 utilizadores de dispositivos da Apple colocou uma acção judicial contra o Google no Reino Unido, alegando que a gigante de buscas violou a sua privacidade por segui-los e, secretamente, registrar os seus hábitos de navegação.

Os autores, de acordo com o The Telegraph, dizem que o Google instalou cookies de localização no navegador Safari da Apple nos seus computadores e dispositivos móveis entre o verão de 2011 e primavera de 2012. Segundo o grupo alega, a gigante de buscas agiu mesmo depois de terem explicitamente indicado que não desejavam ter os seus hábitos de navegação rastreados.

Os utilizadores afirmaram que o Google lhes garantiu que os seus hábitos não podem ser rastreados. Os utilizadores também afirmam que as configurações padrão do Safari deveriam ter impedido o rastreamento.

Safari.021612.1

No início de 2012, surgiram relatos de que o Google estava a contornar as configurações de privacidade no ambiente de trabalho e os navegadores Safari do iOS para acompanhar melhor o seu histórico de navegação na web. De acordo com um relatório da altura, o Google “acrescentou a codificação para alguns dos seus anúncios que fizeram o Safari pensar que uma pessoa estava a submeter uma forma invisível para o Google”. O Safari iria então, permitir que o Google instalasse um cookie no telefone ou computador do utilizador.

O Google, em resposta à polémica, disse que estava apenas a usar o recurso para “utilizadores com conta iniciada no Safari que optaram para ver anúncios personalizados e outros conteúdos.”

A Comissão de Comércio Federal em Agosto atingiu o Google com a maior multa avaliada na sua história, multando a empresa com 22,5 milhões de dólares por ignorar as configurações de segurança do Safari. O Google concordou com o pagamento sob a condição de que ele poderia negar “as alegações substantivas na acusação da Comissão penalidade civil.”

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com