A Apple saiu da lista Top 20 na maior pesquisa mundial de confiança do consumidor. A posição da Apple, que se encontra no 21ª lugar, no estudo da Ponemon Institute sobre as empresas mais confiáveis, é o seu ranking mais baixo em três anos. A pesquisa pede aos consumidores para nomear e classificar organizações que consideram mais empenhadas em proteger a privacidade das suas informações pessoais.
A Apple tem vindo a descer de posição, a empresa caiu do 8 º lugar em 2009 para o 12º em 2010, 14º em 2011 e 21º em 2012. A Apple não foi a única grande empresa que perdeu um lugar no top 20, sendo acompanhada pelo Google e Facebook.
O Instituto Ponemon tem o cuidado de salientar que a pesquisa reflecte a percepção dos consumidores sobre a privacidade, em vez de práticas de privacidade reais. É de observar que a Apple reforçou os seus controlos de privacidade em uma série de maneiras após revelações de que a aplicação Path fazia upload de endereços de utilizadores sem permissão. A Apple agora requer que os aplicativos obtenham a permissão explícita dos utilizadores antes de se poder aceder às informações de contacto. As aplicações têm também de pedir permissão antes de utilizar os dados de localização.
Tanto a App Store da Apple e o Android Market do Google foram criticados pela FTC em Dezembro por não revelar aos pais quais as formas de como os dados podem ser partilhados de aplicativos infantis.