O China Times divulgou que a empresa taiwanesa de chips Chipbond foi seleccionada para fornecer alguns componentes para o iPhone 5S, incluindo o ecrã de toque, bem como chips para apoiar o sensor de impressão digital e o NFC . O relatório sugere que a Apple vai utilizar a funcionalidade do sensor de impressão digital para aumentar a segurança das funcionalidades do NFC, como pagamentos móveis.
Os rumores sobre o uso do sensor de impressão digital no iPhone têm aumentado desde a aquisição da empresa de segurança móvel, AuthenTec, pela Apple ano passado. Segundo rumores a AuthenTec estaria a cortar os seus clientes de sensor de impressão digital este ano, provavelmente para se concentrar em apoiar os esforços da Apple na mesma área. O analista Min-Chi Kuo da KGI Securities também afirmou que um sensor de impressão digital será uma das características distintivas do iPhone 5S.
O NFC tem sido um rumor de longa data para o iPhone, e foi um dos elementos que se pensou estar inserido no iPhone 5, porém esse rumor falhou. Em Julho do ano passado, foi noticiado que a Apple estaria deliberadamente a mover-se lentamente para o campo de pagamentos móveis o que poderia originar uma estreita colaboração com a tecnologia NFC.
Por enquanto, a Apple está a concentrar-se na sua aplicação Passbook que oferece uma carteira digital de passes, cupons e cartões de fidelidade, embora seja fácil ver como a sua funcionalidade pode ser expandida se incluir pagamentos móveis e NFC.