Como observado pelo AppleInsider, o USPTO (U.S. Patent and Trademark Office) publicou hoje três pedidos de patente da Apple relacionados com o conector Lightning que a empresa introduziu nos seus dispositivos iOS no ano passado.
A primeira aplicação descreve o hardware em si, enquanto os outros dois aplicativos praticamente idênticos descrevem a tecnologia adaptativa usada para atribuir as funções dos pinos. A única diferença entre as duas últimas aplicações, parece relacionar-se com o facto de uma descrever a implementação num dispositivo eletrónico, enquanto a outra aborda a sua utilização num acessório.
“A presente invenção refere-se genericamente a conectores para ligar dois dispositivos. Especificamente, certas formas de realização da presente invenção referem-se a conectores reversíveis com contactos configuráveis. […]
As formas de realização da presente invenção proporcionam técnicas para configurar dinamicamente os contactos de um lado do conector que está associado a um sistema hospedeiro. Numa forma de realização da presente invenção, a um contacto do conector do lado do hospedeiro é capaz de ser atribuída uma de várias funções. A função a ser atribuída ao contacto (e a outros contactos no conector) pode depender do acessório acoplado ao sistema hospedeiro e dos sinais fornecidos/utilizados pelo acessório. Por exemplo, quando um único acessório de áudio é acoplado ao sistema hospedeiro, pelo menos, um dos contactos do conector do lado do hospedeiro pode ser configurado para transportar dados de áudio.”
Como parte da patente de hardware com foco, a Apple partilha vários exemplos de implementações para o conector Lightning, incluindo o adaptador Lightning para AV Digital, Leitor de câmara Lightning para cartão SD, e até mesmo uma inédita dock Lightning, com um design semelhante à dock que a empresa lançou para o iPad de primeira geração com o seu conector padrão de 30 pinos.
Os três pedidos de patente da Apple publicados hoje foram apresentados em Novembro e Dezembro do ano passado, mas são continuações de aplicações semelhantes arquivadas em 7 de Setembro de 2012, cinco dias antes de a empresa anunciar oficialmente o padrão como parte da introdução do iPhone 5.