A Apple é muito conhecida pelas fotografias simples do produto, as quais realçam a sua linha de dispositivos móveis e, como é possível imaginar, há muito trabalho envolvido na captura dessas imagens. O The Verge entrevistou Peter Belanger, um fotógrafo que tem trabalhado com a Apple há anos, para lançar alguma luz sobre o processo criativo da Apple.
Na entrevista, Peter Belanger revela que a Apple exerce extrema atenção aos detalhes quando se trata de fotografias de produtos, fornecendo-lhe tantos esboços como uma lista muito detalhada de fotografias.
“A equipa da Apple tem sempre uma lista de fotografias muito bem desenvolvida e esboços do que eles precisam. Eu trabalho com os talentosos diretores de arte para traduzir esses esboços em fotografias. Começamos por obter a posição do produto e, em seguida, avançamos para a iluminação. Porque os produtos da Apple têm materiais cuidadosamente selecionados, é extremamente importante iluminar o produto de uma forma que mostre os vários materiais com precisão.”
Como mostrado na fotografia abaixo, Peter Belanger usa uma configuração complexa de luzes e equipamentos para destacar com precisão o design de cada item que ele fotografa.
“Escolho uma área para começar e, pensar em como que o material precisa ser descrito. Uma vez que a secção está feita, passo para a próxima. Esta é a forma como os meus sets ficam tão complicados! Eu preciso ter controlo sobre cada superfície, assim quando o cliente pede um realce seja alongado, eu posso fazer isso. É semelhante a trabalhar num arquivo no Photoshop: você não faz todo o trabalho num só layer. Eu considero as minhas luzes como layers, que podem ser ajustadas individualmente para obter os resultados desejados.”
O fotógrafo prossegue explicando que a maior parte do seu trabalho é feito na câmara, mas que a pós-produção é usada para os últimos retoques. Ele captura a maioria das suas imagens com a Canon 5D Mark III, usando uma lente 24-70mm. A entrevista completa de Peter Belanger, que detalha mais o seu processo criativo pessoal e as ferramentas que usa, pode ser encontrada no The Verge.