Ontem, dia 7 de Setembro, ocorreu um dos eventos mais aguardados dentro da esfera tecnológica, com o lançamento do iPhone 7 que foi acompanhado em tempo-real pelo iPhone Portugal. Como tal, era inevitável fazer hoje um resumo de tudo o que foi apresentado sobre o mesmo.

Após longas semanas de rumores, alguns mais certeiros que outros, é hora de finalmente apresentar as características reais do iPhone 7.

Designação dos aparelhos

O nome da nova linha de iPhone tem seguido as denominações que apresenta desde o iPhone 6. Sendo assim, os novos iPhones têm o nome de iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Design

Em termos de design, o novo aparelho da empresa de Cupertino apresenta poucas diferenças em relação à anterior geração, no entanto há algumas mudanças que são importantes salientar. A presença de duas novas cores é uma delas: os iPhone 7 e 7 Plus apresentam agora 2 tipos de preto, um jet black (mais brilhante), e um preto piano, um pouco mais escuro que o habitual cinzento espacial.

Com a adição destas novas cores, a nova linha possui agora 5 cores à mercê do consumidor: os dois novos pretos, o rosa, o dourado e o cinzento espacial

Cores do iPhone 7

Como podemos ver na imagem em cima, é importante também salientar a presença de uma câmara com duas lentes no modelo Plus, assumindo-se como uma das grandes diferenças no visual do aparelho.

Os rumores de desaparecimento do botão home ficaram mesmo por serem apenas rumores, sendo que o mesmo se mantém, porém com a função do Force Touch que permite tirar maior partido deste botão através de sensores de pressão: Ir à “Home”, Siri, Apple Pay, Acessibilidade, Touch ID, Multitasking e mais algumas funções.

O rumor de desaparecimento do Audio Jack é que não se ficou apenas por ser rumor, visto que o mesmo foi excluído destas novas versões, sendo usada uma ligação lightning para conectar os fones.

É também imprescindível relembrar que o novo iPhone é à prova de água e de pó, possuindo certificação IP67.

a-prova-de-agua

Melhorias nas câmaras

Uma das características a que foi dada mais ênfase foi absolutamente às câmaras. Antes de sabermos quais foram as melhorias a níveis técnicos, é importante voltar a referir a presença de uma câmara de lente dupla no iPhone 7 Plus, que se torna na primeira nos aparelhos da Apple.

À parte disso, vamos então à parte mais técnica: A nova câmara deste fantástico aparelho possuí um sistema de estabilização óptica, coisa que apenas estava disponível no iPhone 6 Plus até então. Esta feature permite aos usuários gravar vídeos com muita maior estabilidade e qualidade, evitando os habituais “tremores” irritantes de gravação.

Apesar do sensor continuar com 12MP, o novo processador possuí 60% mais velocidade e 30% mais eficiência nas capturas. É possível gravar as fotografias no formato RAW, e a câmara frontal permite tirar fotos com 7MP.

fotografia-iphone7

Todas estas melhorias que abordamos aplicam-se apenas ao iPhone 7 normal, porque para o 7 Plus a história já é outra. Neste modelo, a presença de duas lentes, uma wide-angle e uma telephoto incrementam as vantagens. Uma delas é por exemplo a utilização de zoom diretamente no aparelho. Este zoom pode ser feito até 10x, sendo que a partir das 5x é feito por software.

Outras, como as melhorias na captação de luz, captação de imagens com layers a distinguir os efeitos de foco e profunidade, são também pontos adicionais.

O que mudou no ecrã?

Os dois novos iPhones possuem os mesmos tamanhos e as mesmas resoluções que a linha anterior, em telas de igual forma em Retina HD: 4,7 Polegadas para o iPhone 7 com resolução de 1334×750 píxeis, e 5,5 Polegadas para o iPhone 7 Plus com resolução de 1920×1080 píxeis.

As diferenças prendem-se essencialmente na forma como as cores são exibidas, visto que a nova linha possui uma gama de cores maior, o que permite exibir conteúdos com mais vida, e também a melhoria de 25% de brilho a mais. O Force Touch apresenta também certas melhorias, o que o torna a sua responsividade mais completa.

ecra-iphone7

Os fones de ouvido mudaram

Esta é uma novidade à qual ainda estamos um pouco cépticos. A Apple é conhecida pelas suas inovações fora do normal, e desta vez não foi uma excepção. Os rumores que vinham a surgir na Internet até então deixaram de ser rumores, para passar a ser realidade.

Audio Jack desapareceu, e agora os fones de ouvido são ligados ao aparelho através do cabo lightning, o mesmo tipo de ligação que é feita para carregar o iPhone, e a entrada também é a mesma.

adaptador-fones-apple

O que isso significa? Não poderá usar os seus fones ao mesmo tempo que carrega o seu novo aparelho, e vice-versa, nem poderá usar os seus fones convencionais… a menos que use o adaptador que vem agregado na caixa do aparelho, que permite adaptar os seus fones à nova entrada.

À parte disso, o design dos fones continua idêntico ao da linha anterior, e os mesmos vêm incluídos na caixa do iPhone, como é costume.

fones-apple

A evolução do Hardware

O lançamento de uma nova linha de iPhones é sempre acompanhada do lançamento da evolução do hardware. Ontem foi dia de apresentar o processador A10 (quad-core), uma das características mais sedutoras que leva os consumidores a fazer o upgrade para os novos iPhones.

O que isto significa? Bem, segundo os fabricantes isto significa 40% mais velocidade que a linha anterior. E um facto curioso apresentado ontem também: isto significa 250x mais velocidade que o primeiro iPhone da Apple. Leu bem, 250 vezes!

Relativamente à GPU integrada, isto significa também um avanço de 50% no processamento gráfico. Para os gamers, isto é como uma criança passar um dia inteiro num parque de diversões com gelados gratuitos.

a10-fusion

Os tão cobiçados AirPods

Esta é outra novidade à qual ainda estamos um pouco cépticos. Os tão cobiçados AirPods tornam-se agora reais. Tratam-se de fones sem fios, com conexão por bluetooth. Os mesmos são integrados numa caixa que funciona como o seu carregador. Para carregar os fones, é necessário carregar a caixa.

As questões que nos ocorrem frequentemente são: Até que ponto é viável usar uns fones sem fios, que aparentam ter grande facilidade para se perderem? Até que ponto os AirPods justificam o seu preço de $159?

Apesar das características interessantes, como o microfone integrado, os sensores de movimento e toque, a rápida conexão com a Siri e outros, continuamos com um pé atrás em relação a este produto.

Airpods Apple

Uma bateria melhor

Este é provavelmente um dos aspectos com maior queixa por parte dos usuários da maçã, a durabilidade da bateria. E foi de encontro às opiniões do cliente que a Apple decidiu melhorar a sua bateria, aumentando o uso até 7 horas de rede 4G no iPhone 7, e 13 horas de rede 4G no iPhone 7 Plus.

A imagem seguinte apresenta a quantidade de horas que pode usufruir até a bateria se acabar para diversos items de utilização.

bateria

Mais capacidade de armazenamento

Certamente derivado do maior uso de espaço por parte das aplicações e das fotografias com maior qualidade, a Apple sentiu a necessidade de acabar com as opções de 16GB e 64GB para os iPhones, e adicionar as opções de 32GB, 128GB e uns fantásticos 256GB.

Muito, muito espaço para armazenamento!

armazenamento

Especificações técnicas

Agradecimentos à Tecmundo por nos disponibilizar este material em imagem e deixar-nos usar no nosso blog.

iPhone 7

especificações técnicas iPhone 7
  • Sistema operacional: iOS 10
  • Tipo de tela: IPS LCD
  • Tamanho de tela: 4,7 polegadas
  • Resolução: 1334×750 pixels
  • Processador: Apple A10 Fusion
  • Clock de processamento: não informado
  • GPU: não informado
  • Memória RAM: não informado
  • Memória de armazenamento: 32 GB / 128 GB / 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP com OIS
  • Câmera frontal: 7 MP
  • Bateria: não informado (12 horas de autonomia em 4G)
  • Dimensões: 138,3 mm x 67,1 mm
  • Espessura: 7,1 mm
  • Peso: 138 g
iPhone 7 Plus

especificações técnicas iPhone 7

  • Sistema operacional: iOS 10
  • Tipo de tela: IPS LCD
  • Tamanho de tela: 5,5 polegadas
  • Resolução: 1920×1080 pixels
  • Processador: Apple A10 Fusion
  • Clock de processamento: não informado
  • GPU: não informado
  • Memória RAM: não informado
  • Memória de armazenamento: 32 GB / 128 GB / 256 GB
  • Câmera traseira: dupla (12 MP com OIS / telephoto para funções adicionais)
  • Câmera frontal: 7 MP
  • Bateria: não informado (13 horas de autonomia em 4G)
  • Dimensões: 158,2 mm x 77,9 mm
  • Espessura: 7,3 mm
  • Peso: 188 g
Quais são os preços e quando saí em Portugal?

Os iPhones 7 e 7 Plus serão lançados para pré-venda online hoje, dia 9 de Setembro, e estarão nas lojas a 16 de Setembro. Os preços serão 779€ para o 7, e 919€ para o 7 Plus, ambos para as versões de 32GB.

Deixa um comentário!

Powered by http://iphoneportugal.com